Política

Professor Josemar desiste da Prefeitura de São Gonçalo de olho na Câmara

Geógrafo, professor universitário e da rede pública, Josemar quer uma vaga no Legislativo municipal. Foto: Reprodução/Facebook

O movimento estratégico feito pelo professor Josemar (Psol), que nesta sexta-feira (31) anunciou abrir mão de se candidatar à Prefeitura de São Gonçalo para apoiar o colega Isaac Ricalde (PCdoB) a concorrer ao posto máximo do Executivo nas eleições 2020, visa basicamente ampliar os horizontes da esquerda na Câmara Municipal.

"A palavra não é uma desistência da prefeitura e sim uma reorganização para apoiar e montar um projeto de esquerda mais amplo. Por isso, coloquei a candidatura a vereador"

Professor Josemar - Partido Socialismo e Liberdade

Com legendas alinhadas, a coligação definiu que a professora de história e coordenadora do Emancipa, Ana Cardinall, será a vice de Ricalde. Ela é educadora popular, ativista social e feminista, conforme se autodefine pelas redes sociais. "Receber essa convite foi algo inesperado", disse a docente que também é engajada na pauta contra a violência doméstica.

Companheira de jornada de Josemar, Cardinall vem se destacando através do Programa "Diálogos São Gonçalo", lives de entrevistas com pautas envolvendo a cidade todas as quintas às 18h30.

"Apesar de eu ser atuante há tempos no movimento de educação social Emancipa e já militar há tempos no Psol, eu não esperava por essa indicação. Me senti muito honrada e muito feliz", finaliza Cardinall, acrescentando que luta pelo direito à educação de qualidade para todos, sem distinção de classes.

Ao se apresentar como pré-candidato a vereador, Josemar, que tentava a gestão municipal desde 2008, justifica ao Plantão Enfoco que essa foi uma das formas encontradas por ele, em concordância com o Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade, a manter os partidos unidos e qualificados.

"Temos uma Câmara pouco qualificada e achamos fundamental criar esse debate e valorizar o Legislativo em si", acrescenta.

O servidor público Isaac Ricalde, escolha do Partido Comunista do Brasil para disputar a Prefeitura de São Gonçalo, definiu logo de imediato a atitude do colega como um 'gesto generoso e corajoso'.

"O gesto generoso e corajoso do Professor Josemar, principal liderança pública a esquerda em São Gonçalo, demonstra o compromisso que ele tem com a cidade e com a luta para derrotar a extrema-direita", disse Ricalde.

Ao longo do comunicado feito pela internet, o pré-candidato que está se dispondo a concorrer o primeiro cargo eletivo endossou que a possível presença de Josemar na Casa Legislativa será 'decisiva para a elevação do nível do debate político e para a ampliação da representatividade popular'.

Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais foi adiado de 4 de outubro para o dia 15 de novembro. A data do segundo turno está marcada para o dia 29 de novembro.

Publicada às 14h53, de 1º de agosto.
Atualizada às 15h25, de 2 de agosto, para inserção de aspas da professora Ana Cardinall.

< Hamilton vai largar na frente no GP da Inglaterra Jogador do Botafogo é diagnosticado com Covid-19 <